Temas Palestras 2024


Século XXI – A arte de ser jovem
Vivemos em um mundo em profundas transformações econômicas, sociais, políticas e ambientais. A revolução técnico–científico–informacional permitiu a criação de um mundo globalizado onde a noção de tempo e espaço ganhou outra dimensão. Dentro deste contexto, vive uma geração de jovens que se caracterizam pela rapidez, liberdade e pragmatismo. Contudo, muitos perderam o idealismo e o encantamento e parte destes não estão satisfeitos com suas vidas. O que fazer? Como ajudar? Quais os caminhos a serem seguidos? Essas são perguntas que acompanham pais, professores e os mais interessados, os próprios jovens.
Ser Professor
Professor não é apenas um jeito de ser. Existem muitos jeitos de ser professor. Em todos os jeitos, o que define o professor é a preocupação em partilhar descobertas. É ter respeito pelo conhecimento que o aluno traz e disposição para novos jeitos de aprender. Exercitar todos os dias a paciência e a esperança. Não é fácil ser professor. Entretanto, o que motiva ser professor? A arte de demonstrar, descobrir, orientar, auxiliar, dividir, somar, multiplicar. E é possível fazer isso de tantas maneiras, que a cada dia se encontram novos jeitos de ser professor – e de tanto procurar novos jeitos, professor vira aluno e aprende também. Ensinar é provocar a curiosidade do aluno. Para isso, professor precisa ser curioso. Professor não é aquele que dá as respostas, mas aquele que provoca a fazer perguntas.


O Sucesso da Aprovação
Para muitos, os vestibulares ou o exame de entrada para o nível superior são encarados como grandes obstáculos para uma vida profissional próspera e de plena realização. Alguns encaram de frente e vencem os desafios, outros infelizmente são engolidos pelo processo. Como agir? O que preciso para passar em uma excelente Universidade? Existem fórmulas prontas ou segredos para a aprovação? Uma coisa é certa: para ser aprovado é necessário dedicação, força e enfrentar o desafio de maneira adulta. Porém, não é fácil. Eu convido você para realizarmos uma reflexão sobre o tema.
Felicidade
A sociedade do conhecimento vem se transformando a cada dia, buscando novos caminhos. Novos modelos de vida vão ganhando espaço na sociedade. O mundo líquido começa a caminhar para o metaverso. Nesse novo contexto, a obrigação de ser feliz parece que virou uma constante ou uma situação permanente de estilo de vida. Mediante essa constatação, é necessário questionar de qual felicidade estamos falando. É a que as redes sociais criaram? Muitas vezes estamos criando modelos falsos e que poderão afetar as pessoas de maneira negativa. Temos que repensar o que é felicidade e o que é ser feliz A vida passa muito rápido e não podemos vivê-la de maneira ilusória. Refletir sobre esse tema é fundamental para encarar nossas vidas e nossa própria felicidade.

Sustentabilidade do planeta
O Planeta pede socorro. Moramos em uma espaçonave sem saída de emergência. A cada dia a ação humana afeta mais e mais a Terra. Esta não fica quieta e reage. Ação e reação. Até onde o planeta resiste? Temos tempo de agir? O que fazer? Como transformar as sociedades e os modelos de ocupação e exploração. A sustentabilidade tem-se firmado como um novo paradigma para o desenvolvimento humano, entretanto também essa retórica necessita apresentar as mediações adequadas aos objetivos vislumbrados. A sustentabilidade nos põe o seguinte desafio: a nossa questão fundamental não é mais viver melhor amanhã, mas viver de modo diferente hoje, aqui e agora e, para que isso aconteça, exigem-se profundas mudanças na forma de pensar, viver, produzir e consumir.